Dica para encontrar um bom médico

meddocHoje você sabe que existem mil e uma especialidades na medicina que dá para se perder.

Para os olhos, tem o oftalmologista. Para o sistema nervoso, o neurologista.

E assim por diante.

Por isso você deve ter notado uma diferença da época que sua avó contava ou você viu em filmes ou novelas que retratam o passado: não existe mais aquele médico da família.

O profissional era responsável por todos os membros da família e conhecia tudo sobre as pessoas desde criança até ficarem idosos.

Essa figura importante tratava o ser humano fazendo uma análise completa do organismo, até porque naquela época não existiam as especialidades e o conhecimento não era tão grande como agora.

O que defendo aqui é uma volta ao princípio de cuidar do corpo por inteiro, de forma integrada, e não apenas dividindo o corpo em diversas partes (estômago, olhos, sistema respiratório, ossos, etc) e tratar cada pedaço com um especialista.

Acredito que tudo está interligado, uma enfermidade no pé, por exemplo, pode ser causada por uma infecção na boca. Só para mostrar partes opostas que podem estar interligadas de alguma forma.

Essa visão holística da saúde deve ser o futuro, porém os profissionais precisam aprender e estudar essa complexidade como um conjunto só. Se aproveitando do vasto conhecimento que temos hoje e das tecnologias.

Veja um documentário interessante que mostra os detalhes do corpo humano:

Uma solução que vejo são os novos médicos que estão alinhados com esse princípio de integração e, principalmente, prevenção.

Com o objetivo de tratar as causas das doenças e não apenas os sintomas.

Ou seja, prevenir com uma reeducação alimentar simples, atividade física, gerenciamento do stress, entre outros fatores. Ao invés de apenas receitar remédios que vão aliviar os sintomas mas geralmente não eliminam a causa.

eggs

Na Europa e EUA é mais forte essa corrente e alguns a chama de medicina do anti envelhecimento (anti-aging). O nome em português pode parecer que eles querem descobrir a fonte da juventude, porém o objetivo maior é fazer com que as pessoas envelheçam com qualidade de vida, sem doenças que afetam a própria pessoa como pode iniciar uma crise social na família.

Um exemplo deste fato você já deve até conhecer alguém que passou por essa situação: a pessoa adoece, os médicos receitam medicamentos e tratamentos hospitalares que a família pode não ter condições financeiras confortáveis para cobrir os custos e por fim isso acaba gerando diversas intrigas ou crises dentro da família.

Até porque todos querem salvar vidas de entes queridos.

É justamente olhar com outros olhos e de outra perspectiva que podemos ver que a prevenção é sempre a melhor escolha. Não podemos deixar a “vida nos levar” sem tomar cuidados com nosso único corpo.

Voltando ao ramo da medicina que atua na prevenção, podemos citar a nutrologia médica e a ortomolecular. Ambas possuem bons resultados e protocolos testados e comprovados com estudos científicos recentes.

sauds

Por isso devemos estar sempre alertas e começar o quanto antes a cuidar de nossa saúde. Tomando iniciativas de hábitos saudáveis e procurando um excelente médico para te acompanhar na sua vida.

Assim temos mais confiança e segurança de continuar vivendo com qualidade e com pensamentos positivos para tornar o mundo um lugar melhor para todos 🙂