Vai à praia? Pratique um esporte

Quando a maioria pensa em ir até a praia para relaxar, tomar uma cerveja ou suco e ficar na sombra vislumbrando o mar e sentindo a brisa do vento, há outros que são viciados em esportes e querem ir para areia para praticar alguma atividade ao invés de ficar parado.

Há diversas opções como o surf, frescobol, standup paddle, etc.

Porém vou citar aqui apenas os esportes praticados na areia. Por conta disso, também pode ser praticado em qualquer lugar que não seja a praia, basta ter uma quadra ou espaço com o piso de areia.

Vamos aos esportes mais comuns:

Futevôlei

futevoleisaqConhecido bastante como um esporte carioca, já que no Rio de Janeiro você vê diversas redes e a galera jogando, é uma prática que cresce no país todo, inclusive em cidades que não possuem praia.

Aliás, no mundo há praticantes da modalidade. Isso é evidente quando você viaja para algumas praias da Europa ou Estados Unidos. Há federações em diversos países, como um exemplo do crescimento do futevôlei no mundo.

Parece simples para jogar mas exige certa técnica e destreza com a bola para conseguir jogar de modo minimamente razoável.

Basta treinar e jogar para ir pegando o jeito. A bola que você deve usar é uma específica para o esporte, já que é diferente das bolas comuns de futebol. Diferente até do futebol de areia.

A mais indicada é a bola de futevolei Mikasa, com a qualidade e especificações necessárias para a boa prática do esporte.

Frescobol

Comum ver pessoas na beira do mar com suas raquetes e bolinha se divertindo e gastando algumas calorias no sol.

É um esporte democrático porque tem custo baixo e precisa de poucos equipamento: raquete e bola.

Há diversas opções de jogo no frescobol mas a ideia é a mesma: deixar a bola no ar sem cair na troca de bolas com seu parceiro.

Não há pontos como no tênis ou tênis de mesa, a dupla formada joga em parceria.

É fácil jogar e aos poucos você vai pegando o jeito. Veja um exemplo de jogo em um nível alto no vídeo abaixo:

Você pode encontrar raquete de frescobol em algumas lojas e o preço é baixo.

Beach Tennis

beachtennispraiaA quadra de tênis foi transferida para a areia nesse esporte criado na Itália e muito praticado também no Brasil.

Hoje é possível ver diversas praias brasileiras com suas quadras montadas para a prática desse prazeroso jogo.

O sistema de competição é igual ao tênis, inclusive na contagem de pontos (15 – 30- 40), porém a rede e a dimensão da quadra são diferentes. Não é só uma quadra de tênis com piso de areia.

A rede por exemplo fica à 1,70 metros do chão, então fica suspensa como no vôlei.

raquete beach tennis também é bem diferente, não contém as cordas e são feitas de kevlar ou carbono. 

Não é para menos que a bola tenha uma calibração diferente do normal, com um pouco menos pressão para de adequar ao estilo de jogo do beach tennis na areia.

Espero que tenha se empolgado com alguns dos esportes citados e pode começar a praticar na praia, clube ou parque perto de você.

Saúde e bons jogos para você!